Fragmental

9/08/2005

Rapidinhas: Mentadrenalina

Continuando os posts dessa noite, vamos com rapidinhas e não tão rapidinhas.

Você já avaliou um CJ2005? O feedback está sendo bem interessante. Do minicurso/workshop todos que falaram falaram bem, mas do debate que participei teve quem meteu o sarrafo no "carioca" (ps.: carioca não sou fluminense ou niteroiense se preferir!) e quem colocou como um dos pontos legais.

O feedback negativo me foi extremamente útil. Eu sinceramente acho que as pessoas que comentaram algo comentaram o que acharam, não quiseram apenas falar mal, e isso é bom para eu tentar corrigir algumas coisas. Feedback positivo não diz muito o que fazer além de continuar fazendo o que faz, mas é ótimo :)

Na segunda-feira tenho palestra na RioJUG, voltar ao assunto do CJ2005. Camadas: como fazer, como não fazer, padrões legais, padrões ruins... uma discussão sobre o tema. Eu vejo muitos problemas com estes cocneitos, e osto de tentar mostrar a minha visão. Nem certa, nem errada, minha.

Semana passada eu terminei minha primeira aplicação real com o controverso Mentawai. Estou conversando com o Sérgio sobre as mudanças que eu fiz, mas foi bem elgal. Era uma aplicação web pequena, para uma das maiores empresas do Brasil, utilizando Java 5, Spring e Hibernate 3. Pro Carlos Santiago, que me perguntou sobre o Menta alguns posts atrás, eu fiz uns filtros de integração Spring x Mentawai, ficou razoável. Eu acredito que seja uma opção viável para aplicações típicas web, que são a grande maioria. As features de Display-tags estão evoluindo, podem ainda não estar no nível desejado. Claor que toda ajuda é bem-vinda ;)

Como falei antes (já tá ficando chato...) mudei de emprego. Só não lembro se falei que também mudei de área, saindo de GSM/telecom para Risk Management e Trading Systems (não sei como traduzir isso direito :P) áreazinha interessante e complexa pra cacete.

Peguntado pelo Rafael, além do Pro Spring, eu recomendo os livros do Rod Johnson e a leitura do guia de referência no Site do Projeto, tem muita coisa boa lá. O fórum também é bom


 
f