Fragmental

9/24/2005

Orkut: Brasileiros + Internet = SPAM

Eu entrei no Orkut antes dele virar febre nacional, convidado pelo Carlos ou Daniel, não lembro ao certo. Naquela época a graça era entrar em comunidades, porque nem tinha tanta gente conhecida assim.

Com o passar dos dias, fui recebendo milhares de milhares de mensagens nas lsitas das comunidades que... faziam spam de outras comunidades. Desabilitei todos os avisos por email e faz quase um ano que não olho se tenho mensagens novas. Nem quero olhar. Uma funcionalidade legal do portal foi pro saco pelo instinto spammer da humanidade.

Agora o yakult é febre, e temos mais spammers, desta vez no scrapbook. Muita gente divulgando comunidades idiotas, ou nem tão idiotas mas que eu não me interessaria (o que alguém ganha com várias pessoas numa comunidade? Tem prêmio? "Traga 10 amigos e a sua entrada na comunidade é grátis"?).

Perfis falsos com figuras de meninas bonitas (incluindo a quase internet porn star Maria das Graças) mandando ASCII art (ah, as pessoas acham que ASCII art é novidade agora também. Internet deveria ser banida de alguns círculos) de sites idiotas com coisas idiotas. Enfim, um festim de spammers.

O que mais me impressionava é que como a coisa é amadora e programadores com meio cérebro não costumam fazer essas coisas, isso tudo devia ser feito na mão. Haja saco! Aí vi que apesar de muitos deles ainda serem manuais, já existem programas populares para fazer isso a venda por "míseros" R$44,00.

Esta semana eu recebi propaganda de uma marcenaria em São Paulo(!), comunidades "de pegação", de marombeiros (eu com meus 65kg ia fazer o que lá? Limpar o chão?), uma loja online de camisetas (!!), diga não ao desarmamento (com os velhos argumentos ridículos "só os bandidos terão armas". Você tem arma em casa? Eu não e todos que conheço que têm arrumaram com "amigos", não compraram nas lojas)... e muitos outros.

Por enquanto eu tenho me dado ao trabalho de entrar nos perfis, "report as bogus", depois "ignore user", mas como não vejo nada acontecer, mandei umas mensagens de feedback (incluindo links dos programas). Se realmente isso não parar em breve (o que é o mais provável) vou desabilitar as notificações e parar de olhar meu scrapbook.

Note que há um jeito fácil de achar os spammers, mesmo de perfil falso: quem os convidou para entrar no orkut? Mesmo que não houvesse, basta adicionar alguns mecanismos, como aquela maldita imagem de confirmação que operadoras de telefonia usam pra mandar SMS (mais uma incoveniência que os spammers nos trazem).

Já não entro nas minhas comunidades, já não recebo mensagens... pra que vou ficar no Orkut?

Engraçado que no scrapbook de um dos perfis falsos eu encontrei várias mensagens com propagandas. Gente querendo que uma loja de camisetas entre na sua comunidade.


 
f