Fragmental

7/26/2005

Hospedando Ruby on Rails

A critério de curiosidade, mandei um e-mail para a Locaweb (onde já hospedei alguns projetos e ficam o site do GUJ, Portal java e RioJUG) e Infolink (onde tenho o domínio fragmental.com.br) perguntando sobre a disponibilidade do Ruby on Rails.

Tudo começou porque estava conversando com um amigo recém-promovido a gerente de uma agência web, e estava pensando em sugerir para ele o rails. Eu sugeri o Mentawai, mas conheço bem o tipo de negócio de uma agência deste tipo e existem muitos projetos compostos apenas de "gerenciadores de locadora". Neste caso uma linguagem de script é melhor, mas usar ASP clássico, para mim, é fora de cogitação, e usar PHP ou CGI me parece algo retrô demais.

Semrpe que alguém fala em produtividade ao jsutificar uma arquitetura fedorenta utilizando JSPs ou Servlets/Actions com regras de negócio e acessando um SGBD, eu me indago se esta pessoa acredita que só existe Java no mundo.

Bem, a Infolink ainda não respondeu, mas a locaweb mandou um e-mail:
Boa tarde,

Disponibilizamos nas hospedagens em platafoma Linux o Ruby.
Para mais informações sobre os componentes e linguagens suportadas nos
servidores pedimos que acesse o endereço
http://site.locaweb.com.br/assinaturas/planos_de_hospedagem.asp


Apesar da página em questão não mencionar o Ruby (a página que menciona é a http://site.locaweb.com.br/assinaturas/caracteristicas.asp ), parece que sim.

A Locaweb é conhecida por seu suporte técnico ruim e pela droga que é ter um contexto de testes e um de produção que só é reiniciado se você implorar, mas se você for paciente acaba dando certo na maioria das vezes.

Como a Infolink suporta Python, não acho que deva ter problemas. O suporte deles é bom e disponibilizam um shell SSH para você (todo provedor deveria fazer isso!).

O TaQ disponibilizou um excelente tutorial de Ruby em portugues, que tal dar uma olhada no rails agora?

Ataulizado (28/07 15:31):
Resposta da Infolink:

Prezado Philip,

Desculpe-nos a demora na resposta. O ambiente ruby não era padrão em nossa
hospedagem. A partir de hoje o ambiente está disponível em nossa hospedagem
a partir de nosso plano premium.


Atenciosamente,

Comercial
Roberto Ribeiro


 
f