Fragmental

6/17/2005

Subversivo

Sim, sou mais um adepto do "CVS melhorado".

Precisava de um modo de armazenar alguns projetos open-source e outros fechados e acessá-los de qualquer lugar. Para os livres até poderia usar o java.net (na verdade eu uso, o Subversion é um proxy) ou sf.net, masnem todo lugar permite acesso á protas "estanhas" como as do CVS. Decidi então colocar um no meu PC em casa, um P4 normal e mixuruca com ADSL 512kbps ligado 24/7.

Eu tinha até instalado o cvsnt, mas decidi testar o SVN. Segui os passos do tutorial do Heitor Rapcinski no GUJ, e a instalação foi super simples. Apenas alterei a porta do servidor para 80 e pronto. O acesso está bem estável e muito mais rápido que o CVS do java.net e sf.net :P

Controle de Versão é uma das práticas do SCM que mais são usadas hoje. É simplesmente loucura pensar em alguém configurando versões com arquivos zipados em backup, como eu já tanto fiz e aidna é feito em muitos lugares.

O Subversion tem suas vantagens sobre o CVS, vou fazer uma tentativa antes de recomendar ou não o sistema. No trabalho eu uso Perforce, que é bem legal para linha de comando, mas um pouco complexo apra Java (mudar nome de classes envolve renomear arquivos e um pesadelo anexado a isso).


 
f