Fragmental

6/27/2005

Casos de Uso: Conheça para Criticar

Acabei de ler o livro do Riel na sexta. O livro era bom há uns dez anos atrás, mas agora está meio fora de foco. Muitos dos problemas apresentados são resolvidos com Design Patterns simples (quase sempre Observer), mas eu acho que seria legal como o segundo livro de alguém sobre OO. Exige conhecimentos básicos de C++.



Enquanto o mundo do software espera as notícias que vem de San Francisco (e algumas já estão disponíveis) eu comecei a ler um livro que tem muito pouco a ver com meu perfil: Use Case Modeling. Não, eu não estou trabalhando na IBM nem usando RUP, mas como quase todo infeliz eu sou obrigado a utilizar processos parecidos com o RUP/UP.

The image “http://images.amazon.com/images/P/0201709139.01._SCLZZZZZZZ_.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Não me entenda mal, nada contra casos de uso em si, apenas que a aplicação e o excessod e detalhes que eles são tratados no RUP além da divisão de papéis entre Analista, Projetista, peão e motorista de van me agride.

De qualquer forma, este livro parece que vai me ensinar algo a mais sobre os artefatos de análise do RUP. O processo em si tem seu lado bom (por ser um processo já é bom), e tirando o fato do autor usar setinhas no diagrama de caso de uso tem sido interessante nos dois primeiros capítulos.


 
f